Results for 'Denise Ferreira Da Costa Cruz'

1000+ found
Order:
  1.  12
    O sacrifício do corpo: Categorias de conhecimento sobre o cabelo crespo que transitam entre o Brasil e Moçambique.Denise Ferreira Da Costa Cruz - 2018 - Odeere 3 (6):340.
    O presente artigo e uma reflexão sobre as categorias que são acionadas por mulheres negras e mestiças no Brasil e em Moçambique para qualificarem seus corpos, mais especificamente seus cabelos. Palavras-chave: Corpo.; Brasil; Moçambique.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na educação básica // The impacts of Pibid in licensure and in Basic Education.Adair Neitzel, Valéria Ferreira & Denise Costa - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):98-121.
    Este artigo discute os impactos do PIBID UNIVALI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – na Educação Básica. O PIBID é uma política pública brasileira de valorização do magistério implementada pela CAPES, a partir de 2007. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa e a coleta de dados deu-se a partir da pesquisa documental. Os dados apresentados revelam que uma política pública bem articulada pode promover a parceria entre a Educação Superior e a Educação Básica, voltadas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Re-writing the Black Subject.Denise Ferreira da Silva - 2002 - In Peter Osborne & Stella Sandford (eds.), Philosophies of Race and Ethnicity. Continuum.
  4.  19
    A historicização da herança geracional segundo a teoria freudiana: um imperativo para os estudos psicanalíticos feministas.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Procuramos expor o pluralismo de leituras da obra freudiana mediante a exploração da hipótese de historicização da formação psíquica dos sujeitos, especialmente relativa ao complexo de Édipo e Supereu. Partindo da perspectiva de estudos feministas, verificamos no corpus teórico freudiano se há a possibilidade de que o avanço sócio-histórico seja um fator de modificação de concepções que, na leitura freudiana clássica, seriam lidas como imutáveis, fixas e rígidas cultural e historicamente. Madelon Sprengnether, Nancy Chodorow e Judith Butler serão retomadas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    A “sociologização” da psicanálise em Dialética do Esclarecimento: sobre Sohn-Rethel e o inquietante.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Educação matemática crítica e projetos de trabalho.Breno Cézar da Costa, Bruno Damien, Jefferson Oliveira & Maria Luiza Ferreira - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:720-730.
    Este trabalho constitui um recorte de um projeto de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont (IF Sudeste MG-Santos Dumont), realizado por alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio do levantamento bibliográfico, buscou-se responder à pergunta: quais os caminhos percorridos pelas pesquisas em educação matemática crítica no Brasil nos últimos 22 anos? Para tal, consideramos exclusivamente artigos, publicados em periódicos da área de Educação Matemática de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Hacking the Subject: Black Feminism and Refusal beyond the Limits of Critique.Denise Ferreira da Silva - 2018 - philoSOPHIA: A Journal of Continental Feminism 8 (1):19-41.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  8.  16
    Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman.Edson Ferreira da Costa - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021026.
    O presente trabalho faz uma análise comparativa entre o pensamento dialético de Sócrates e a proposta pedagógica do filósofo Matthew Lipman, principalmente em suas obras A Filosofia vai à escola e O pensar na Educação. Para tanto, identificamos que o pensamento dialético como método aparece em Sócrates através da maiêutica, em que, por meio do diálogo, busca-se chegar a um pensamento correto. Esse exercício conceitual acompanha a história da Filosofia e ganha um lugar central nas reflexões epistemológicas sobre o processo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Memória Coletiva diante um painel bibliometrico.Rosa da Penha Ferreira da Costa, Philippe Peterle Modolo & Marcelo Calderari Miguel - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):157-177.
    O Brasil, diz Millôr Fernandes, tem um enorme passado pela frente e, esse projeto de nação ergue-se com a memória coletiva. Nessa via, o objetivo do estudo é analisar bibliometricamente como a temática ‘memória coletiva’ se apresenta indexada no acervo da literatura científica da Ciência da Informação - Brapci. A pesquisa estabelece métricas sobre o quantitativo anual de publicações, os periódicos e os autores envolvidos, as palavras chaves mais frequentes. Estabelecido o recorte dos últimos dez anos completos, são recuperados 50 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    O pós-modernismo crítico pluralista, o modernismo e a minimal art: um debate em perspectiva.Larissa Ferreira Da Costa - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    O artigo analisa a recontextualização da minimal art apresentada pelas teorias do pós-modernismo na arte. Especificamente, analisa o pluralismo crítico dos autores da revista October como Rosalind Krauss e Hal Foster, críticos que recontextualizam o minimalismo e a neovanguarda em direção às práticas do pós-modernismo. A partir dessa recontextualização, serão analisadas as contribuições da fenomenologia e do estruturalismo para o debate sobre a arte minimalista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  50
    Notes for a Critique of the 'Metaphysics of Race'.Denise Ferreira da Silva - 2011 - Theory, Culture and Society 28 (1):138-148.
    Two questions frame this response to Amin’s article ‘The Remainders of Race’. It first introduces an epistemological question that recognizes the impossibility of separating ontology and epistemology in modern thought and asks why contemporary studies of racial subjugation so infrequently consider the concept of race’s onto-epistemological function. The second, methodological, question necessarily follows. Acknowledging that ‘the what of race’ cannot be separated from the ‘how of race’ makes it crucial to ask why the former is no longer considered in most (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  12.  10
    Ler a arte como confronto.Denise Ferreira da Silva - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  39
    Dissertações e Teses v.2 n.4.Alexandre da Costa, Amauri Carlos Ferreira, Davidson Sepini Gonçalves, Aurino José Góis & Paulo Antônio Couto Faria - 2004 - Horizonte 2 (4):159-164.
    COSTA, Alexandre da. Fundamentos da bioética: estudo sobre o pensamento de Hugo Tristram Engelhardt Jr. FERREIRA, Amauri Carlos. O imaginário religioso e modos de vida urbana: experiência e memória da Juventude Católica em Belo Horizonte – MG, anos 80. GONÇALVES, Davidson Sepini. O Panóptico de Jeremy Bentham: por uma leitura utilitarista. GÓIS, Aurino José. Parque Municipal de Belo Horizonte: público, apropriações e significados. FARIA, Paulo Antônio Couto. Teologia no limiar da filosofia: a modernidade e o encontro fé e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  18
    Intelectuais e cientistas na América Latina: A importância dos temas Subjetividade, Qualidade de vida e Risco.Leila da Costa Ferreira & Sônia Regina da Cal Seixas - 2010 - Polis 27.
    O artigo apresenta duas contribuições para o interessante debate sobre a qualidade de vida,a subjetividade e os riscos na área de Meio Ambiente e Sociedade. Por um lado permite um melhor conhecimento da importância dos sujetos. E por outro lado contribui para uma forma sistemática de trabalhar com dados da América Latina.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O conceito objetivo do direito.Elcias Ferreira da Costa - 1983 - Rio de Janeiro: Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    O ‘futuro não é mais como antigamente’.Marcelo Calderari Miguel & Rosa da Penha Ferreira da Costa - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):202-217.
    Introdução: as inovações tecnológicas que surgem no contexto dos Arquivos estão diretamente ligadas à sua capacidade de evolução e adaptação. Descobrir e estudar quais dessas novas tecnologias podem ser mais bem aproveitadas nos Arquivos pode ser a diferença entre evoluir ou padecer. Objetivo: mapear as tendências recentes encontradas na literatura científica sobre as mudanças que estão ocorrendo nos Arquivos. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, para determinar as principais tendências encontradas na literatura científica recente, a partir do ano de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. The scene of nature.Denise Ferreira da Silva - 2017 - In Justin Desautels-Stein & Christopher Tomlins (eds.), Searching for Contemporary Legal Thought. Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Uma leitura sobre a aporia de “dialética do esclarecimento” a partir de Freud, Marx e Weber.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):391-410.
    O objetivo do presente texto é repensar a aporia pela qual o livro “Dialética do Esclarecimento” é anunciado, a saber, a autodestruição do esclarecimento ou a procura da liberdade pela racionalidade, mas que culmina em uma regressão. Nossa argumentação perfaz dois caminhos: primeiramente, apresentamos a relação existente na obra entre um tipo de antropologia com bases freudianas e uma leitura da sociologia de Marx. Concebemos a noção de uma estrutura psíquica permeável às condições sócio-históricas do ser humano ocidental. Tal condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Antropologia histórica como conceito de história natural em Adorno.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):25-43.
    O tema geral do presente artigo trata da antropologia histórica encontrada em “The Authoritarian Personality” e fundamentada em “Dialética do Esclarecimento”. Especificamente, abordaremos a conceituação que compreende as movimentações pulsionais enquanto natureza interna, fundamento da concepção da antropologia aqui debatida. Com isso, ao falarmos de antropologia e de natureza, não estamos nos referindo a concepções imutáveis e “biologizantes”, mas a noções históricas e contextuais. Para tanto, iremos nos voltar à “Ideia de história natural” adorniana, precisamente à dialética entre história e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    Pulsão de vida no "Projeto para uma psicologia científica": uma releitura de Freud à luz de Loewald.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):489-509.
    O objetivo deste artigo é fazer uma releitura do Projeto para uma psicologia científica de Freud a partir não só do conceito de pulsão de morte, mas principalmente de pulsão de vida. Para tanto, iremos nos ater a uma interpretação do psicanalista Hans Loewald sobre a concepção de pulsão de vida, principalmente no que se refere à relação entre Eros, desenvolvimento cognitivo e ao papel da mãe na inserção do bebê na moralidade e na realidade no período pré-edípico. A pulsão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Questionamentos Butlerianos Ao Construtivismo Discursivo: Uma Problemática Epistemológica Do Corpo Na Psicanálise.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (152):359-378.
    ABSTRACT This text intends to rethink the dispute of feminist epistemologies regarding the conception of gender discursive constructions from the background of Freud and Lacan’s thesis. Our basis is Butler’s critique of binary feminist theories regarding the substantialization of the sexual body: if the sexual body is constructed by discourse, it is also a subversive element of discourse, since it cannot be completely determined by cultural gender binarism. We use excerpts from the debate between Butler-Freudian and Lacanian psychoanalysis as a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Releituras feministas do complexo de Édipo: entre o modelo pré-edípico de Whitebook e a subversão edípica de Butler.Virginia Ferreira da Costa - 2023 - Discurso 53 (1).
    Dentre as releituras de Freud, Jessica Benjamin e Whitebook voltam-se ao domínio materno pré-edípico como salvaguarda de uma psicanálise feminista. Mas tal interpretação não mostra ser suficientemente crítica, pois transfere a preponderância do pai para a mãe, desconsiderando teorias não-binárias cujas fontes psicanalíticas se encontrariam em outras leituras não-oficiais de Freud. Tais seriam as visões de Loewald, Chodorow e Butler, que se concentram na complementaridade entre os desenvolvimentos pré-edípico e edípico ou na subversão interna do complexo de Édipo. Desse debate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Sujeição e dominação: políticas de desejo no capitalismo.José Jefferson da Costa Ferreira - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Há uma questão que paira na história das sociedades e que tem reverberado nos escritos de diversos autores. O problema que se coloca é por que indivíduos se submetem a determinadas situações, por que se sujeitam. O problema da sujeição chamou a atenção de La Boétie quando indagou por que “tantos homens suportam às vezes um tirano só”. Essa problemática repercutiu em Marx, Engels e Althusser que pensaram a sujeição pela ideologia (um “poder estranho”). A noção pós-marxista ampliou o conceito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O desenvolvimento da filosofia no Brasil no século XIX e a evoluçao histórica nacional.Cruz Costa - 1950 - Sao Paulo,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Contribuição à história das idáeis no Brasil.Cruz Costa & João[From Old Catalog] - 1956 - Rio de Janeiro,: J. Olympio.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Factors that contributes the willingness to stay in organisations.Rui Gonçalves, Mariana Cruz, Álvaro L. Dias, Leandro F. Pereira & Renato Lopes Da Costa - 2023 - International Journal of Business Governance and Ethics 1 (1):1.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  32
    Roundtable on Eve Darian-Smith, Religion, Race, Rights: Landmarks in the History of Modern Anglo-American Law: Hart Publishing, Oxford, 2010, ISBN: 978-1841137292. [REVIEW]Jonathan Goldberg-Hiller, Renisa Mawani, Didi Herman, Denise Ferreira da Silva & Eve Darian-Smith - 2011 - Feminist Legal Studies 19 (3):265-288.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    A Subjetividade Em Heidegger Como Estrutura Do Mundo Moderno.Poliana Emanuela da Costa & Eduardo Ferreira Chagas - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):45-58.
    Esse artigo tem por objetivo elaborar uma análise da questão da subjetividade em Heidegger como principal estrutura do mundo moderno. Para tanto, trataremos das principais características que configuram a época moderna e como essas características apresentam, como elemento comum e determinante, o critério de verdade. Discutiremos como a concepção de verdade foi gestada na metafísica clássica e consolidada com a ciência moderna, a partir da subjetividade técnico-científica. As principais obras estudadas para construir nosso percurso discursivo são: “O tempo da imagem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Path of fear: Experiences of health professionals in the fight against COVID‐19.Flávia Regina S. Ramos, Denise Maria Guerreiro V. da Silva, Kássia Janara V. Lima, Wagner Ferreira Monteiro, Jaqueline de A. G. Sachett, Wuelton Monteiro, Darlisom Sousa Ferreira, Lucas Lorran C. de Andrade & Igor Castro Tavares - 2023 - Nursing Inquiry 30 (4):e12578.
    This study aimed to understand the expressions of fear in the journeys of health professionals who worked in the confrontation of coronavirus disease 2019 (COVID‐19), in the city of Manaus, in the Brazilian Western Amazon. This is an exploratory qualitative study that adopts interpretive description as a method to generate informed knowledge responsive to the needs of the practice. We included 56 participants, comprising 23 health managers and 33 health workers (middle and higher level) of different professional categories. The results (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    Young People Who Meaningfully Improve Are More Likely to Mutually Agree to End Treatment.Julian Edbrooke-Childs, Luís Costa da Silva, Anja Čuš, Shaun Liverpool, Catarina Pinheiro Mota, Giada Pietrabissa, Thomas Bardsley, Celia M. D. Sales, Randi Ulberg, Jenna Jacob & Nuno Ferreira - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Objective: Symptom improvement is often examined as an indicator of a good outcome of accessing mental health services. However, there is little evidence of whether symptom improvement is associated with other indicators of a good outcome, such as a mutual agreement to end treatment. The aim of this study was to examine whether young people accessing mental health services who meaningfully improved were more likely to mutually agree to end treatment.Methods: Multilevel multinomial regression analysis controlling for age, gender, ethnicity, and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Adaptation and Psychometric Properties of the Self Report Emotional Intelligence Test (SSEIT) among Brazilian athletes.Karlla Emanuelle Ferreira Lima, Gabriel Lucas Morais Freire, Vinicius da Cruz Sousa, Andressa Ribeiro Contreira, José Fernando Vila Nova de Moraes & José Roberto Andrade do Nascimento Junior - 2021 - Acta Colombiana de Psicología 25 (1):121-136.
    Emotional intelligence is a psychological skill that aids athletes in the control of emotions and optimization of sports performance. The present study investigated the psychometric properties of the Self-Report Emotional Intelligence Test in 508 Brazilian youth and adult athletes. Data analysis was conducted through Exploratory and Confirmatory Factor Analysis, Cronbach’s alpha, composite reliability and Pearson’s Correlation. EFA revealed the one-factor model with 26 items with the best adjustment. CFA confirmed the one-factor model with 26 items with best greater fit. No (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Novo Constitucionalismo Latino-Americano: Um Constitucionalismo Do Futuro?Thiago Henrique Costa Silva & João da Cruz Gonçalves Neto - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):60.
    Fundado na obra de José Roberto Dromi, que estabelece as características do “constitucionalismo do futuro”, o presente trabalho busca delinear as características do novo constitucionalismo latino americano e traçar um paralelo entre os dois. Para tanto, através de uma abordagem dedutiva, será realizada uma pesquisa bibliográfica e estudo comparado das constituições latinas. Os pensamentos anticolonialistas são fundamentos desse novo modo de pensar o constitucionalismo, que devolve o poder ao povo, sustentando um Estado plurinacional, promovendo uma verdadeira refundação estatal. Esse modelo, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Nietzsche e a relação entre arte, ciência e filosofia dos escritos de juventude até Humano, demasiado humano.Abraão Lincoln Ferreira Costa - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (3):89-113.
    Resumo: O artigo analisa o desenvolvimento da relação existente entre arte, ciência e filosofia no pensamento do jovem Nietzsche. Para tanto, recorre-se especialmente à consulta dosFragmentos Póstumosentre os anos de 1872 a 1875, possibilitando destacar os seguintes pontos: primeiro, a descoberta da filosofia pré-platônica como exemplo de conciliação das forças artística e científica e, segundo, a contribuição desses escritos para observância emHumano, demasiado humano da tipologia do “médico da cultura”, cuja função, similar a dos filósofos jônicos, será a de restaurar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    Reflexões Sul-Americanas: em defesa do filosofar abaixo do Equador.Abraão Lincoln Ferreira Costa - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):357-378.
    Resumo: Com o auxílio do acadêmico e filósofo Julio Ramon Cabrera, o presente artigo desenvolve o estudo sobre uma filosofia desde o Brasil, dividindo-se em três momentos: primeiro, a denúncia contra os efeitos paralisantes causados a partir da colonização europeia, tendo assim obstaculizado há bastante tempo a atividade filosófica, nos países latino-americanos; segundo, a exposição dos elementos teóricos capazes de desconstruir a visão eurocêntrica da Filosofia e, por último, a apresentação da “ética negativa” cabreriana enquanto modelo de um pensar para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  3
    Projeto Pensar.Ivone Ferreira Costa Baldan - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    Este texto descreve a trajetória do Projeto Pensar: Filosofia com Criança, que através de uma proposta empreendida e testada com um grupo de crianças de 5(cinco) a 7 (sete) anos das escolas particulares e municipais de Araçatuba SP, demonstra a importância da docência voltada para a construção do conhecimento em sala de aula, usando a filosofia como fio condutor para estimular nas crianças o pensar filosófico como um caminho possível e necessário para melhorar a sua aprendizagem e torná-las cidadãs e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  27
    Dispositivos de atenção psicossocial no Brasil e gestão pela liberdade: breves relatos históricos das práticas relacionadas à saúde mental.Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos, Higor Theobald Seabra da Cruz, Laura Petrenko Dória, Bárbara Victor Souza, Letícia Gomes Canuto, Mateus dos Santos Martins, Rafael de Souza Lima & Arthur Arruda Leal Ferreira - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):75-91.
    The main objective of this work is to understand the daily practices of user management in post-reformist devices in the Brazilian mental health field. Through Foucault's genealogical work on government practices, understood as forms of conducting the behavior of others, it is possible to open a possible field for the study of the practices of psi knowledge, considering them as forms of management that act by through the free and natural acts of individuals. More specifically, our goal is to examine (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Filosofia, Ciência e História.Cláudio Ferreira Costa - 1998 - Princípios 5 (6):55-88.
    Esse ensaio tematiza a absorcçáo do dominio da imaginacáo filosófica pelo da investigaçáo cientifica, considerando duas maneiras de ver contrastantes: a concepçáo de A. Comte, segundo a qual a metafisica faz parte de um estágio intermediario da evoluçáo do saber situado entre religiáo e ciencia, e a opiniáo de A. Kenny de que ao menos em seus temas centrais a filosofia ha de permanecer para sempre irredutivel a ciencia. Em minha conclusáo favorereço Comte contra Kenny. De um lado, esse ultimo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    O Complexo da Educação Em Lukács: Uma Contribuição Para a Pedagogia Histórico-Crítica.Karla Raphaella Costa Pereira & Frederico Jorge Ferreira Costa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):186-204.
    Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Panorama da história da filosofia no Brasil.João Cruz Costa - 1960 - São Paulo,: Editôra Cultrix.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Nietzsche e seu olhar sobre os estabelecimentos de ensino alemães como reflexo da cultura moderna.Abraão Lincoln Ferreira Costa - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):855-878.
    Nietzsche e seu olhar sobre os estabelecimentos de ensino alemães como reflexo da cultura moderna Resumo: O artigo desenvolve um panorama no que tange às instituições de ensino alemãs sob a visão de Friedrich Nietzsche. Para tanto, inicialmente é realizado o balanço crítico dos estabelecimentos ginasial, técnico e universitário de modo a atribuí-los ao problema da degenerescência cultural sofrida a partir do processo das reformas econômica e política na Alemanha do século XIX. Em complemento a essa investigação, serão tratados os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  20
    O antiamericanismo e a política exterior de Lula da Silva.Túlio Sérgio Henriques Ferreira & Hildeberto Holanda Alves Costa Filho - 2017 - Dialogos 21 (3):229-246.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Contribuição à história das idéias no Brasil.João Cruz Costa - 1967 - [Rio de Janeiro]: Civilização Brasileira.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. O problema do licenciamento de grandes empreendimentos privados em face do direito urbanístico: Análise de um Caso emblemático na periferia da região metropolitana do Rio de janeiro.Alex Ferreira Magalhães, Laura Marques dos Santos Fernandes Alves, Angel Costa Soares & Juliana Leite de Araújo - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O PROBLEMA DO LICENCIAMENTO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS PRIVADOS EM FACE DO DIREITO URBANÍSTICO: ANÁLISE DE UM CASO EMBLEMÁTICO NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  33
    Esculpir em Argila - Albert Camus: uma estética da existência.Gabriel Ferreira da Silva - 2014 - Educ.
    A imagem do “esculpir em Argila” como modo de enfrentamento do absurdo, usada por Camus, serve de motto para Gabriel Ferreira da Silva apontar a resposta de Camus ao niilismo do absurdo e de sua falsa solução, o suicídio, tal como é abordado em O Mito de Sísifo. A passagem do “mito” à “revolta” de O Homem Revoltado indica a rota de sua ética da paixão. Esse ato estético de “esculpir”, numa matéria finita e frágil, o sentido possível (estabelecendo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Effects of Body-Oriented Interventions on Preschoolers' Social-Emotional Competence: A Systematic Review.Andreia Dias Rodrigues, Ana Cruz-Ferreira, José Marmeleira & Guida Veiga - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    Objective:A growing body of evidence supports the effectiveness of body-oriented interventions in educational contexts, showing positive influences on social-emotional competence. Nevertheless, there is a lack of systematization of the evidence regarding preschool years. This is a two-part systematic review. In this first part, we aim to examine the effects of BOI on preschoolers' social-emotional competence outcomes.Data Sources:Searches were conducted in Pubmed, Scopus, PsycInfo, ERIC, Web of Science, Portal Regional da BVS and CINAHL.Eligibility Criteria:English, French and Portuguese language articles published between (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Hipólito da Costa. His political thought.João Pedro Rosa Ferreira - 2006 - Cultura:319-338.
    Hipólito da Costa (1774-1823) foi o redactor do primeiro periódico liberal de língua portugue­sa, o Correio Braziliense, e é considerado o patriarca do jornalismo brasileiro. Exilado em Lon­dres, desenvolveu no Correio um corpus doutrinal que culminou num Projecto de Constituição para o Brasil, tributário dos valores do modelo constitucional inglês. Anti-absolutista, anti-es­clavagista e anti-democrático, o seu liberalismo tem a marca do gradualismo como método pre­ferencial de evolução política e social.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    Uriel da Costa: (pensador quinhentista e portuense) redivivo no séc. XX?J. A. Pinto Ferreira - 1969 - Revista Portuguesa de Filosofia 25 (3/4):329 - 343.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Cláudio Ferreira Costa. Estudos Filosóficos.Ângela Maria Paiva Cruz - 2001 - Princípios 8 (10):161-163.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    O Brasil de Darwin nas aquarelas de Augustus Earle e Conrad Martens.Marcos Ferreira Josephino - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (1):37-58.
    Este artigo tem como objetivo resgatar o Brasil de Darwin por meio das obras dos pintores viajantes Augustus Earle (1793-1838) e Conrad Martens (1801-1878). Os locais por onde passou, a beleza da floresta tropical, os horrores do sistema escravista narrados por Darwin em seu diário, estão presentes nas aquarelas desses dois artistas, cujo papel a bordo do Beagle foi o de relatar, através da arte visual, as experiências vividas durante o levantamento geográfico da Terra do fogo e da costa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  31
    A pedagogia da alternância E o ensino de história: O Caso da escola família agrícola de santa Cruz do sul.Mariana Barbosa de Souza, João Paulo Reis Costa & Cristina Luisa Bencke Vergütz - 2017 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (2):53.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000